A quinta edição anual consecutiva do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia aconteceu no dia 12 de agosto, às 19h30, na Embaixada de Portugal. Quem comandou a premiação foi o âncora da Rede Globo de Televisão, o jornalista Alexandre Garcia.
Os corpo de jurados dessa edição foi formado pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, que também participou da cerimônia; a diretora-geral doInstituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Eda Machado; a presidente doSindesei-DF, Suely Nakao; o senador Adelmir Santana (DEM-DF), presidente daFecomércio-DF e do CND-Sebrae; e o líder do PT na Câmara Legislativa do DF, deputado Cabo Patrício. Entre as organizações que apoiaram o Prêmio Engenho de Comunicação 2008 estão a Paulo Octavio (conglomerado de 23 empresas em atuação no Distrito Federal), o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), a Sweet Cake e o Recanto das Águas.
O evento contemplou profissionais e cases de comunicação em onze categorias, escolhidos por uma comissão julgadora. Três personalidades da comunicação também receberam o prêmio, na condição de homenageados. O Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia foi instituído em 2004. Na edição do ano passado, atraiu 1,5 mil expectadores para o Museu de Arte de Brasília (MAB),onde aconteceu a festa de premiação.
Confira os vencedores e as respectivas categorias:
Melhor Gestão de Negócios da Comunicação:
TV Record
Melhor Veículo Impresso:
Correio Braziliense
Melhor Cobertura de Brasília:
TV Record
Melhor coluna
360 Graus (Jane Godoy) / Correio Braziliense
Melhor Iniciativa Acadêmica:
UCB
Melhor Programa de TV:
Balanço Geral – Henrique Chaves
Melhor Apresentador (a) de TV:
Antonio de Castro (Radar) / TV Globo
Melhor Inovação Jornalística:
Balanço Geral / TV Record
Melhor Programação de Rádio:
Bandnews
Melhor Site Noticioso:
Congresso em Foco