Assessoria de imprensa como instrumento de marketing

É hora de acordar. Com um papel cada vez mais relevante no cotidiano das organizações, a Assessoria de Imprensa atua como agente de prosperidade para a iniciativa privada, ferramenta indispensável na comunicação integrada e um mercado de trabalho em expansão para os profissionais do futuro.

Marketeiros, uni-vos! Em plena aldeia global, século 21, é hora de unificar os vários segmentos da comunicação e engrossar os tentáculos desse polvo gigantesco que aprendemos a chamar de Marketing. Na disputa pelo mercado, uma das mais poderosas ferramentas de construção e difusão da imagem de organizações, empresas, produtos, marcas e pessoas segue despercebida em vários setores. Falo de Assessoria de Imprensa. E venho a público fazer um mea culpa. Nós, profissionais de assessoria de imprensa, absolutamente dedicados aos nossos clientes, esquecemos de contar ao mundo para que servem os nossos préstimos.

Numa abordagem irreverente, podemos ter mil e uma utilidades, resguardando a ética, a seriedade e o profissionalismo. A Assessoria de Imprensa toca o coração da opinião pública através dos veículos de comunicação. É uma ferramenta complementar à Propaganda e à Publicidade, às campanhas institucionais, à comunicação interna das organizações. A Assessoria de Imprensa descobre o que há de novo, curioso, útil e interessante no universo de seus clientes para informar aos jornalistas das redações. Daí, nascem notícias que chegam ao consumidor.

E daí surgem imagens, conceitos, hábitos de consumo no seio da opinião pública. O bom assessor de imprensa concilia os interesses que representa com o interesse do público. Assim, constrói positivamente a imagem de seu cliente perante o mercado.

Pense rápido: você já buscou nos roteiros dos jornais o programa de sexta ou sábado à noite? O que seria da sua agenda se a Assessoria de Imprensa do Cinemark não tivesse enviado a programação a tempo para a editoria de Cultura? Você já se viu seduzido ou instigado por uma tendência apresentada em reportagem nacional? Como sobreviveria a moda sem isso? Para o consumidor, é inegável a utilidade do trabalho realizado em conjunto pelas assessorias de imprensa de diversas organizações e os jornalistas dos veículos de comunicação.

Para as empresas, a Assessoria de Imprensa é um instrumento de prosperidade. Pesquisa realizada junto aos clientes da Engenho Criatividade & Comunicação, em Brasília, demonstrou que o faturamento médio das empresas, após a contratação de uma assessoria de imprensa, chega a aumentar até 60% no primeiro semestre. Há casos extremos. A psicóloga Patrícia Alves, responsável técnica pela Ótima Treinamento e Desenvolvimento Estratégico, de Brasília, aponta para 80% de incremento em seu faturamento, em apenas três meses de trabalho.

E ela acrescenta: “Pude ampliar o leque de serviços para segmentos que não conseguia atingir”. É milagre? Não. É abordagem técnica, correta, no lugar certo, indicada para um público específico. Além de ampliar o fluxo de negócios, os desdobramentos da assessoria de imprensa bem feita fortalecem as relações com fornecedores e fidelizam o público interno e externo. O maior bônus para a empresa é imensurável. Sua marca – indiscutivelmente o maior patrimônio de uma organização – passa a ter valor agregado, credibilidade e conhecimento junto ao consumidor.

Para as outras áreas de comunicação e marketing, a Assessoria de Imprensa surge como uma ferramenta para otimizar resultados, através de soma e multiplicação de esforços. E o melhor: sem risco de concorrência ou antropofagia. Para os colegas das redações, podemos atuar como usinas de pautas, olhos atentos, ávidos por detectar notícias e compartilhá-las com o público. Para estudantes de Comunicação, a Assessoria de Imprensa desponta como promissor mercado de trabalho.


Por Kátia Cubel
(Publicado na Revista Alvo (Comunicação & Marketing), Julho de 2002)
*Jornalista e empresária, com cursos de extensão em Comunicação Empresarial e Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas, dirige há oito anos a Engenho Criatividade & Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s